Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn

Clima no Rio Grande do Sul
O clima varia nas diversas regiões sul-riograndenses conforme a altitude e a proximidade da costa marítima. Nas zonas elevadas da serra os invernos são frios, com ocorrência de fortes geadas e às vezes neve. A média de temperatura para o estado é de 18ºC.

Janeiro e fevereiro são os meses de maior calor, e a região mais quente é o Vale do Baixo Uruguai, tendo-se já verificado a temperatura de 42,6ºC em Jaguarão. O vento mais conhecido e tradicional do Estado Gaúcho, o minuano ou pampeiro, oriundo dos andes argentinos é extremamente frio e seco, soprando somente no inverno.

As estações do ano são bem definidas no Rio Grande do Sul, sendo sentidos, em suas características peculiares, o inverno, a primavera, o verão e o outono.

O regime pluviométrico é bastante regular e as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano no estado. A média pluviométrica anual é de 1.643 mm, embora haja regiões mais ou menos chuvosas. Numa apreciação rápida, pode-se dizer que a zona mais chuvosa do estado é a da Serra Noroeste, com uma média anual de 1.990 mm. No litoral chove menos, sendo a média anual de 1.330 mm.

Com referência à estiagem, é raro o fenômeno de secas prolongadas, embora a região da Campanha apresente o fenômeno, em alguns dias do ano, com certa intensidade, a ponto de ameaçar os rebanhos. Metade dos dias do ano são dias de sol.

A umidade relativa do ar, na região de Porto Alegre é, em média, de 75%. O inverno é a estação mais úmida. O clima do Estado do Rio Grande do Sul, comparando ao de grande parte do País, apresenta condições que podem ser consideradas favoráveis.

No estado, as quatro estações do ano apresentam-se caracterizadas. Segundo a classificação, o Rio Grande do Sul se enquadra na zona fundamental temperada ou “C”, isto é, com temperatura do mês mais frio próxima a 3ºC, e no tipo fundamental “Cf”: clima temperado úmido, com chuvas distribuídas por todo ano. Como uma subdivisão do tipo fundamental “Cf”, o estado costuma ser classificado em duas variedades específicas: clima subtropical ou virgiano, “Cfa”, cuja temperatura do mês mais quente é superior a 22ºC, e a do mês mais frio oscila entre 3º e 18ºC. Neste último caso, estão as partes mais elevadas do estado, como a região Nordeste, com altitudes superiores a 600m. Isso ocorre, ainda no Escudo Riograndense, onde a altitude é da ordem de 400 m.

 Artesanato
 Apresentação
 Dicas de Turismo
 Etnias
 Gaúcho Tradicionalista
 Home dos Estados
 O que se bebe no RS
 Litoral
 Músicas e Danças
 Região Metropolitana
 Região das Serras
 Região dos Pampas
 Região Hidrominerais
 Região dos Vales
 Região Central
 Região das Missões
 Últimas notícias do estado
Publicidade