Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

A Festa da Jabuticaba é realizada no final de outubro ou princípio de novembro, desde 1987, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Árvore típica do Brasil, a jabuticabeira encontrou espaço nos quintais das casas dessa cidade histórica, conhecida pela sua arquitetura barroca.

Tradicional em Minas, que é o estado em que mais se produz a fruta, a jabuticaba faz a alegria de milhares de consumidores nos meses de outubro e novembro. Nessa época do ano, Sabará torna-se uma espécie de referência nacional em jabuticaba.

O evento resgata a tradição não somente da fruta como também de seus derivados: vinhos, geléias, licores, entre outras delícias produzidas com ela. A maior parte das receitas veio passando de geração a geração ao longo dos anos, desconhecidas do grande público.

A partir da realização do festival, surgiram novas receitas incluindo recheios, picolés, sorvetes, tortas, cocadas, balas-delícia, bombons.

O aluguel de jabuticabeiras também é uma das características do festival. Acolhedores como todo bom mineiro, os moradores abrem as portas dos seus quintais, para que os visitantes possam ter o prazer de saborear a fruta no pé. Se você for a Sabará, certamente encontrará uma família disposta a lhe oferecer esse privilégio.

O festival é caracterizado também por shows variados, pratos típicos da terra como umbigo de banana, broto de samambaia, abobrinhas recheadas, canjiquinha com costelinha, rabadas e outros petiscos.