Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

Jovem artesã da cidade de Piranhas.Artesanato de Alagoas - No artesanato, por onde andar o visitante encontrará rendas e bordados de beleza inconfundível, retrato de uma cultura que em Alagoas passa de mãos em mãos através das gerações. Rendas que se transformam em toalhas de mesa, panos de bandeja e de pão, colchas, lençóis, fronhas, blusas e até vestidos de noiva. O filé, a renda alagoana, em Maceió e Marechal Deodoro. O labirinto, em Marechal Deodoro. O redendê e o ponto cruz, em Porto Real do Colégio, Traipú e São Brás Boa-noite em Pão de Açúcar e rendas de bilro em São Sebastião. Os traçados em palha ouricuri, no litoral sul, em Coruripe, Piaçabuçu e Feliz Deserto. São cestos "moisés", porta-jóias, jogos americanos, bolsas, sacolas. Incríveis são os "santeiros' de Penedo e os bichos de madeira feitos em Boca da Mata.

Labirinto - Tipo de bordado de origem Portuguesa, cuja técnica consiste em desfiar a fazenda para depois realizar com agulha e linha desenhos de flores, frutas etc.
Filé - Arte em renda genuinamente alagoana. Trabalho elaborado a partir de uma rede tecida em algodão, presa por pregos a uma peça de madeira (quadrado ou retângulo), onde são traçados pontos com agulha de mão, cujo resultado são peças para o vestuário (blusas, vestidos, saias) e cama e mesa, (colchas, toalhas, etc).
Os motivos geralmente são características florais ou geométricas.

O barro ganha novas formas nas mãos do artesão.Cerâmica
- Arte de transformar a argila em produtos de utilidade, decoração lúdicas.
Produtos: A Cerâmica Utilitária Simples: potes, jarras, porrões, quartinhas, panelas, frigideiras, filtros, cuias, cachimbos de barro, papeiros, cuscuzeiros, cacos de torrar café, buião e fogareiros.
A Cerâmica Utilitária Figurativa: ex-votos, cofres, bonecas e boizinhos.
A Cerâmica Decorativa: caqueras, samaritanas e jarros.
Localidades: Igreja Nova, Maceió Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe e Porto Real do Colégio.

Madeira - Produtos: imagens religiosas, carrancas e esculturas de bichos da fauna alagoana e brasileira.
Cidades: Arapiraca, Penedo e Boca da Mata

Redendê e Ponto de Cruz - Trabalho artesanal praticado em linhas coloridas.
Produtos: colchas, pano de mesa, saias, blusas, fronhas, toalhas.
Cidades: Porto Real do Colégio, Traípu e São Brás.

Renda de Bilro - Barrado tecido com linha de-algodão presa por alfinetes a uma almofada redonda e dura traçados pela troca de posição dos bilros (pedaço de madeira onde a linha fica amarrada) que servem de adorno para peças de algodão (vestidos, blusas, saias, colchas, fronhas, toalhas etc.).

Escultura - Cidades: Arapiraca, Boca da Mata, Igreja Nova, Japaratinga, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Piranhas, Porto Real do Colégio, Satuba e Traípu.

tecelagemTecelagem - Produtos: redes de pesca, jereré, puçá, rendas de bilro, filés e labirintos.
Cidades: Campo Alegre, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Maceió e São Sebastião.


Trançados
- Origem indígena são artigos fabricados a partir da palha de palmáceas próprias da região, principalmente o ouricuri.
Produtos: Trançado de palha: bolsas, chapéu, abano, vassoura e esteiras. Trançado de cipó: cestas, balaios, samburás, caçuás, covos, urupembas e esteiras.
Cidades: Água Branca, Coruripe, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Palmeira dos Índios Paripueira, Piaçabuçu, e Taquarana