Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco





A cidade de Aparecida do Norte atrai milhões de peregrinos

Ministério do Turismo
Imagem cedida pelo Site Google
Localizada no Vale do Paraíba, leste do Estado de São Paulo, a cidade de Aparecida do Norte atrai milhões de peregrinos de todas as partes do país durante o ano. Mas é no dia 12 de outubro que a cidade é especialmente visitada por devotos de Nossa Senhora Aparecida. Somente nesse dia, mais de 200 mil romeiros vão até lá para participar de uma das missas celebradas na Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como "Basílica Nova", e na Basílica Nacional de Aparecida, conhecida como “Basílica Velha”. Durante todo o ano a cidade chega a receber sete milhões de pessoas. O turismo e as atividades econômicas do município giram em torno da religiosidade celebrada ali, onde existem mais de 50 indústrias voltadas para o comércio religioso, movimentado pela fé. A cultura também é marcante na cidade. Durante todo o dia 12 de outubro são realizadas peças teatrais, exposições e cursos de artesanato. A cidade e as igrejas têm completa infra-estrutura para atender quem chega ali. No Santuário Nacional de Nossa Senhora os romeiros contam com ambulatório médico, bazar, sala de batizados, capela da penitência, salão para as refeições, berçário, estacionamento, exposição, museu, sala das promessas e centro de apoio ao romeiro, onde o comércio religioso é bastante diversificado. Além das duas igrejas principais, Aparecida do Norte tem mais nove igrejas que atendem à população local. Na cidade existe também um parque temático, com brinquedos, atividades religiosas e culturais.

Informação básica

Clima

Seco e quente, com temperatura média de 28 °C. Eventos Festa de Nossa Senhora Aparecida A Festa de Nossa Senhora Aparecida é realizada entre os dias 3 e 12 de outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova. A festa atrai turistas de toda a região do Vale do Paraíba, do Brasil e também do mundo. Às 18h do dia 12, uma procissão segue da Basílica Velha e percorre as ruas da cidade até o Santuário Nacional. No final da caminhada são realizados shows musicais no Pátio das Palmeiras.

Dados da cidade Aparecida do Norte

Estado: São Paulo
Região: Sudeste
População: 35.754 habitantes
DDD: (12)

Distâncias

São José dos Campos: 81 km
Pouso Alegre/MG: 151 km
Ubatuba: 163 km
Rio de Janeiro: 261 km

Hospedagem / Restaurantes

Por ser um centro de concentração muito grande de pessoas durante todo o ano e, especialmente nos meses em que são comemorados o dia da Padroeira e a semana santa, a cidade de Aparecida tem várias opções de hospedagens para os romeiros e visitantes.
Os restaurantes da cidade também são bastante diversificados e oferecem desde refeições rápidas para quem vai à cidade participar das festividades santas a pratos mais sofisticados.

Para saber mais sobre os estabelecimentos locais, visite:

http://www.cidadeaparecida.com.br/aparecida/enderecos/hoteis.htm
http://www.brasilviagem.com/hoteis/?CodCid=146
http://www.dynaflash.com.br/pousadas/sudeste/aparecida-do-norte.shtml

Como chegar

Via Rodoviária: Saindo de São Paulo o percurso tem 207km e deve ser feito pela BR 116 (rodovia Presidente Dutra). Essa rodovia passa pelas cidades de Itaquaquecetuba, Guararema, São José dos Campos e Taubaté.

Serviços Centro de Apoio ao Romeiro: +55 (12) 3105-1806
Santa Casa: +55 (12) 3105-2155
Agências Bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco 24h, Banco Real, Banespa, HSBC e Nossa Caixa

Links relacionados

http://www.aparecida.sp.gov.br/
http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/turismo/interior.htm
http://www.aparecida.com.br/

Atrações Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Basílica Nova)

Construído a partir de 1955 esse novo templo é o maior de Aparecida e foi projetado com o objetivo de receber o número crescente de romeiros que visitam a cidade. Essa igreja foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980 e, quatro anos mais tarde, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou oficialmente a basílica de Aparecida como o Santuário Nacional. Construído em estilo neo-romântico, o templo tem quatro naves, formando uma cruz. É lá que fica a Santa Nossa Senhora, em um nicho de mármore e ouro, denominando o altar-mor. A Basílica tem paredes de tijolos aparentes e capacidade para 45 mil pessoas.
Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Basílica Velha)

Conhecida como Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é ligada à Matriz Velha por uma passarela de 500 metros. Seu estilo barroco é marcado por duas torres e sinos. Os degraus de pedra da entrada do templo estão gastos e marcados pelos pés de milhões de fiéis que visitam o lugar todos os anos. O templo já passou por reformas e ampliações que estão sendo registradas nas diversas datas cravadas em suas imponentes paredes externas. No interior da Igreja o altar-mor e o retábulo foram esculpidos em mármore de Carrara, na Itália. Os púlpitos e as talhas ornamentadas foram esculpidos em cedro.

Capela da Velas

A Capela das Velas fica na Basílica Velha. A quantidade de pontos luminosos forma um espetáculo, que emociona quem chega ali. São velas de todos os tamanhos e formatos, que representam os pedidos e os agradecimentos dos fiéis.

Sala dos Milagres

A sala dos Milagres e das Promessas fica no subsolo da Basílica Nova e é um dos locais mais visitados do Santuário Nacional. O ambiente foi criado para receber e expor as peças entregues pelos fiéis, como as fotografias, que cobrem completamente as paredes da sala.

Passarela da Fé

A Passarela da Fé foi inaugurada em 1972 para ligar a Basílica Velha à Basílica Nova. A construção em forma de “S” é uma homenagem à Santa Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A passarela é destino certo para quem visita a cidade, especialmente aos domingos, quando, no horário das missas, a calçada fica repleta de visitantes. A passarela da Fé tem 500m de quê extensão. Na parte mais alta da Passarela é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Centro Histórico

Uma das partes mais movimentadas de Aparecida, o Centro Histórico é o pólo turístico-cultural e de lazer da cidade. Localizado em volta da Basílica Velha, o lugar abriga bares, restaurantes, lojas, hotéis e o um shopping aberto.

Igreja de São Benedito

Os anjos esculpidos nas portas e beirais do templo são os maiores e mais belos destaques da Igreja de São Benedito, inaugurada em 1924. A simplicidade de sua única torre demonstra a singeleza da construção.

Morro Do Cruzeiro

O Morro do Cruzeiro é o lugar escolhido todos os anos para a encenação da Via Sacra, nas sextas-feiras de Quaresma. O local foi totalmente reformado para receber os milhares de visitantes que passam por ali. No Morro do Cruzeiro foram construídas, em bronze e estilo neoclássico, as 14 estações da Via Sacra.

Aquário de Aparecida

Quem gosta de natureza não pode deixar de visitar o aquário de Aparecida. São diversos tanques com espécies de animais de águas doce e salgada. Em uma piscina montada no aquário, é possível tocar em tubarões, estrelas do mar e ouriços. No local, são realizados projetos de educação ambiental em parceira com as escolas da cidade.

Relógio das Flores

Com espécies de plantas de todas as regiões do Brasil, o colorido relógio das flores de Aparecida foi o primeiro a ser plantado no Vale do Paraíba, em 2003. Ele fica na Praça Victor Coelho de Almeida, onde estão mais de quatro mil mudas de flores.

Porto Itaguaçu

O Porto Itaguaçu, localizado no antigo bairro das Pedras, é o ponto do rio Paraíba onde foi encontrada por três pescadores a imagem da Santa Nossa Senhora Aparecida. Depois de uma reforma, em 1997, o porto foi transformado em ponto turístico, onde existe o monumento “Os Três Pescadores”, do artista Chico Santeiro. Para chegar até o Porto, onde existe também uma bela capela, o visitante pode optar por passeio de charrete ou balsa, seguindo pelo rio Paraíba.


02/06/2008